quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

A CURA DE DOIS CEGOS

Olá, queridos amigos! Hj no culto, ouvi um belíssimo sermão pelo pr. Samuel
Ele falou de Mt.9:27-31: A Cura de Dois Cegos. Vou transcrever o q entendi do sermão p vcs! Acrescentando uma coisa aqui, outra ali.
Começamos a leitura, pelo v.27: "E partindo Jesus dali, seguiram-no 2 cegos,..."Persistência!
Eram cegos, não conheciam o caminho, iam tropegos, talvez até se machucando.  Mas eles, eram perseverantes, seguiam Jesus. E ele contou q certa vez, pregando em uma igreja sobre este mesmo sermão; estava um cego no auditório. Pensou: " -"Vou ser mais ameno, p não ferir os sentimentos deste cego. E no final do sermão, tds sairam da igreja e o cego foi o último. 
E ele pensou:"- Agora este cego vai me xingar, talvez eu o tenho ferido, de alguma forma." Mas o cego, chegou até ele e lhe disse:
"- Somente um cego, saberia o q eles estavam sentindo e como estavam indo, ninguém mais." E contou um pouco de sua história, ao pastor Samuel.
E ele comentou, q naquele tempo havia muito mais cegos do q agora. Pelo simples fato, de ventos fortes q sopravam areia nos olhos das pessoas. As pessoas ficavam c areia nos olhos e, não tinham como lavá-los. Retirando td a sujidade deles.  
Acrescento que, por causa da localização: dunas de areia, não tinham ruas pavimentadas nem asfaltadas, descampados e não havia água em torneiras, e nem assepsia, limpeza. Não havia colírios nem oftalmos p ajudá-los.
Continuando no v.27 : ...clamando: Tem compaixão de nós,..." Eles exclamaram: 'nós'!
Não pensaram em si, mas nos dois. Talvez fossem amigos! E os dois queriam a mesma coisa: cura. Eles tinham compaixão um pelo outro, tbém.
"...Filho de Davi! Eles sabiam quem Cristo era, o Messias esperado. Eles não tinham dúvidas qto a isso. Pq 'Filho de Davi' era uma maneira popular de se referir a Jesus como o Messias. As pessoas sabiam q o Messias seria descendente de Davi (Is.9:7)1. E esta era a primeira vez em q esse título é usado no Evangelho de Mateus, comentou o pastor.
Interessante é q a Bíblia de Estudos Cronológica Aplicação Pessoal (1), na p.1359, nos diz que: "A capacidade de Jesus de dar visão aos cegos foi profetizada em Is.29:18, 35:5 e 42:7."
Ele continuou, (v.28): Qdo Jesus entrou em casa , os cegos continuaram a seguí-Lo, aproximaram-se. 
Aqui observamos uma coisa: Jesus não os estava ouvindo. Ele não respondeu imediatamente aos apelos daqueles dois cegos. Por quê? Por quê nem tds q se aproximam de Jesus, acreditam, realmente, q Deus os pode curar, ajudar. E tinha muitas pessoas ao redor deles, q não acreditavam em Jesus.
E Jesus lhes perguntou: "Credes vós q Eu posso fazer isso?" Jesus sabia da fé daqueles dois. Qdo somos tentados a pensar q Deus está sendo lento em nos atender, podem ter certeza, de q Ele está testando a tua fé. Assim como Ele testou a fé daqueles dois cegos, e eles responderam: "Sim, Senhor."
Então; Jesus agiu (v.29): "Tocou,...os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé."
Vc acredita q Deus pode te curar, te ajudar? Assim como aqueles dois cegos? Eles tinham persistência, compaixão e a maior de todas: fé!
Vejam o v.30: "E os olhos se lhes abriram." Conforme Cristo lhes havia dito:" Seja-vos feito segundo a vossa fé". E que fé! Ela pode ser do tamanho de um grão de mostarda, e funciona. Por quê ela não vem de nós, é-nos dada por Deus.
Ele mencionou tbém alguns trechos de E.G.White sobre respostas de orações. Q Deus está sempre interessado em nos responder, mas Ele espera q oremos por isso. 
Qdo oramos por alguém q não quer saber de Cristo, Ele não interfere e respeita o livre arbítrio desta pessoa. Mas qdo nós intercedemos em oração por esta pessoa, Deus encontra meios de alcança-la. Por quê oramos por ela.
A oração intercessora tem poder! Qdo oramos, os anjos de Satanás se afastam desta pessoa e, o Esp. Sto pode então, agir em sua mente.
Terminando, acrescento o restante do v.30-31: "E Jesus ameaçou-os, dizendo: Olhai q ninguém o saiba. Mas, tendo ele saído, divulgaram a sua fama por td aquela terra."
Qdo somos curados por Jesus, não temos como ficar quietos. Devemos divulgar, contar p os outros das bençãos recebidas. Para animar as pessoas a procurarem a Cristo, para q Ele entre em suas vidas e atue nelas. Faça transformações! Milagres.
E tbém por quê, Jesus não queria ser conhecido apenas como um realizador de milagres e, sim trazer tbém a cura espiritual a um mundo cheio de pecados.
Pense nisto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário