terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

O SENHOR É O MEU PASTOR...

Olá, amigos! Hj li o Salmos 23, faz parte do Reavivados pela Sua Palavra, para este dia. E comecei a pesquisar, ler notas nos rodapés de diversas Bíblias e a Becap.
Relembrei diversas frases e descobri outras facetas deste salmo. Gostaria de compartir com vcs!
É o salmo + amado e conhecido de tds nós. É um "saltério, um cântico de confiança q conta como Deus supre tdas as necessidades de suas ovelhas. Historicamente, o cordeiro do salmo era Davi, mas, em um contexto escatológico, conforme o salmo sugere em seu centro, o cordeiro é o justo (v.3), q passa pelo vale da sombra da morte (v.4) - apontando, em última instância, p o justo e moribundo Cordeiro de Deus. Pq Jesus, o Cordeiro, viveu antes de nós e dependeu por completo de Deus, Seu Pastor, podemos segui-Lo com segurança. 
A estrutura do salmos é simétrica (em forma de quiasmo(a)".2
Quiasmo ou quiasma, como alguns preferem, são orações resultantes de cruzamentos de construções normais e sintáticos ou irregulares de locuções.1
Por ex: Salmo 23
Presença (v.1:1) - Provisões (v.2 e 3a) - Caminhos (da justiça e da morte, v.3 b e 4 a) - Provisòes (v.4 b- 6a) e Presença (v.6b).2
Jesus é representado aqui como um Pastor e nada me faltará, ou seja, "não passarei necessidade".2
"Ao descrever o Senhor como um pastor, Davi escreveu a partir de sua própria experiência pq passou os primeiros anos de sua vida cuidando de ovelhas (1Sm.16:10-11). As ovelhas são completamente dependentes do sustento, da orientação e proteçâo do pastor. O NT chama Jesus de o Bom Pastor (Jo 10:11), o grande Pastor (Hb 13:20), e o Sumo Pastor(1 Pe5:4). Como o Senhor é o Bom Pastor, nós nos tornamos suas ovelhas - não como animais assustados ou inertes, mas como seguidores obedientes, suficientementes sábios p seguir aquele q nos conduzirá aos lugares certos, e da maneira certa. Este salmo não incide sobre as qualidades animais das ovelhas, mas sobre as qualidades do discipulado daqueles q seguem ao Senhor. Qdo vc reconhece o Bom Pastor, siga-O."3
Os pastos verdejantes, são lugares agradáveis de grama fresca e macia.
As águas de descanso, são tranquilas. Pois as ovelhas têm medo de águas correntes,... o pastor as conduz p as águas tranquilas (ou prepara água calma p elas).
Refrigera-me a alma"...2 Esta parte foi q mais me chamou a atenção: "As palavras gregas p refrigerar/saciar (iatria) e alma (pysche), qdo colocadas juntas, formam a palavra "psiquiatria". Deus é o Psiquiatra divino, q traz refrigério e restauração à alma" 2 (ser vivente).
"Veredas..., trilhos de carroça, sugerindo caminhos amplos, planos e bem marcados, q as ovelhas pudessem seguir c facilidade."2
"Qdo permitimos q Deus, nosso pastor, nos guie, temos contentamento. No entanto, qdo escolhemos pecar e seguir nossas próprias maneiras, não podemos culpar a Deus pelo ambiente q criamos p nós mesmos. Nosso Pastor conhece os verdes pastos e as águas tranquilas q trarão o refrigério à nossa alma. Só chegamos a esses lugares seguindo-O de modo obediente. Rebelarmo-nos contra a liderança do Pastor é, na verdade, rebelarmo-nos contra nossos próprios interesses, contra nosso próprio bem. Devemos nos lembrar disso na próxima vez q nos sentirmos tentados a agir de acordo com nossas próprias maneiras, em vez de agirmos conforme a maneira do Pastor."3
Por amor ao Seu nome...,o nome de reputaçâo, do pastor, q dependia de cuidar de suas ovelhas.
Vale da sombra da morte..., nos tempos de Davi, a referência deveria ser ao Wadi Qelt, um vale estreito entre Jerusalém e Jericó, com 7 km. de cânions, alguns tendo paredões de 450 m. de altura e somente de 3 a 3,5 m de largura, c muitas cavernas nas quais lobos e ursos poderiam se esconder."2
"A morte projeta uma sombra assustadora sobre nós pq somos totalmente impotentes em sua presença. Podemos lutar contra outros inimigos - as dores, os sofrimentos, as doenças, os insultos - mas a força e a coragem não são capazes de vencer a morte. Ela coloca um fim à vida de uma pessoa na terra. Há apenas uma pessoa q pode andar conosco através do vale sombrio da morte,  é Cristo. O Deus da vida, nosso supremo pastor. Pelo fato da vida ser incerta, devemos seguir este Pastor q nos oferece o conforto eterno".3
O teu bordão e o teu cajado...,o pastor da antiguidade carregava um bordão de 60-90 cm., com ponta de metal, p afugentar animais selvagens e um cajado comprido e torto, p resgatar ovelhas q se desviassem.
Consolam...,no hebraico, a figura de linguagem significa dar sinais de contentamento, sugerindo relaxamento total.
Mesa...adversários...,o pastor arrancava plantas venenosas e provia pasto p as ovelhas em meio aos inimigos (animais selvagens) por td a parte.
Óleo...cálice...,no fim do dia, o pastor esfregava óleo calmante nos cortes e arranhões das ovelhas e lhes oferecia água do próprio cálice p matar a sede delas."2
"Na antiga cultura do Oriente Próximo era costume ungir uma pessoa c óleo perfumado p uma festa. Tbém se esperava q os anfitriões protegessem seus convidados a qualquer custo. Deus oferece a proteção de um anfitriâo até mesmo qdo os inimigos nos cercam."3
Seguirão...,perseguirão. A imagem pode ser a de 2 cães pastores q ficam atrás das ovelhas p mantê-las seguras, na linha.
Casa do Senhor...,as ovelhas habitavam c segurança na presença do pastor. Em projeção ao futuro, a imagem aponta p o cumprimento final, qdo o povo (ovelhas) de Deus habitarão com Ele em Sua casa celestial."2
"Na cena final deste salmo, vemos q os crentes morarão c o Senhor. Deus, o pastor e anfitrião perfeito, promete nos guiar e nos proteger por td a nossa vida e nos levar p morar em seu lar eterno, para td o sempre."3
É o q tds nós esperamos, pois já estamos ouvindo os passos do Senhor, q se aproxima. Ele está voltando!


1 Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, Francisco da Silveira Bueno, p.1107.
2 Bíblia de Estudo Andrews, p.711-712.
3 Bíblia de Estudo Cronológica Aplicaçâo Pessoal - Becap, pg.574.

Nenhum comentário:

Postar um comentário