terça-feira, 27 de julho de 2021

VENHAM A MIM

Bom dia, amigos! Qto tempo não aparecia por aqui. Mas hj, senti um desejo enorme de compartir uma palavra, para refletirmos um pouquinho, em onde o nosso "EU" está firmado e para onde iremos.

Em Lc.9:23, Jesus dizia a tds, se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, dia após dia e,  tome a sua cruz. Ou seja, tirar o eu q toma conta do seu e do meu coração e, negar-se a si mesmo. Pois " o egoísmo é a essência da depravação" do ser humano. - EGW".  Qdo  colocarmos em segundo lugar, o ego, e o Senhor ocupar o primeiro lugar, td será sincronizado segundo a Sua vontade. Deixar de lado o q eu quero, ser realmente cristão, mesmo em tempo de pandemia.

A pandemia tem alcançado muitas pessoas, mesmo qdo as igrejas se encontravam fechadas. As pregações online tem alcançado corações. E agora c as igrejas abertas, q possamos receber as pessoas q vierem adorar e, se unirem a nós. Q possamos amar o nosso próximo como a nós mesmos, c amor ágape q vem dos Céus, de Deus. Muitos não irão retornar ao redil. Seja por medo do Covid e aglomerações, seja por frieza da fé, não estar realmente alicerçado em Cristo. Houve um peneiramento. Mas muitos outros virão ocupar os espaços vazios. Q possamos ser os q ficaram. Q o nosso "Eu", esteja firmado em Cristo e inserido em seu nome D eu S.

Em Mt.11:26-30: "Vinde a Mim todos vcs q estão cansados e sobrecarregados, e Eu os aliviarei. Tomem sobre vcs o meu jugo e aprendam de Mim, pq sou manso e humilde de coração; e vcs acharão descanso p a sua alma. Pq o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve."

Temos aqui neste texto, três ordens específicas de Cristo:

1°) "Vinde a Mim". Ele nos convida a ir a Ele e buscar alívio. Ir é uma decisão, implica numa escolha pessoal. Cristo jamais cogitará a vontade, o livre arbítrio de qualquer pessoa. Não nos precionará a ir, Ele convida gentilmente, c Seu Espírito; a ação de nossa parte, resulta em nossa livre escolha.

Ir a Jesus significa colocar toda e total confiança, segurança em Sua capacidade de aliviar o nosso fardo, seja ele qual for. Nos aproximamos c fé, crendo q Ele é maior q o problema, dificuldade ou desafio."Devemos apresentar o caso a Ele, p sermos fortalecidos p resistir, superar. E td caminho e portas se abrirão, p nos livra de td o empecilho e dificuldade. Qto + fraco nos reconhecemos, + forte seremos em Cristo, pq Ele nos dará a força necessária p a superaçâo e resiliência. Qto + pesado for o fardo, + abençoado será o alívio qdo o lançamos aos pés do Salvador." (parafraseado do DTN, p.329, EGW) 

Ir, é um verbo imperativo, não é opcional.Representa uma condição prévia p encontrarmos descanso. Significa q precisamos entregar o controle de nossa vida, de nosso Eu. Ir a Jesus não é natural, numa época em q praticamente controlamos muita coisa. Essa entrega é a parte + difícil da jornada cristã.

2°)  "Tomem sobre vcs o Meu jugo". Tomar o jugo p os judeus era submissâo a algo. Tinha o jugo da lei, dos mandamentos, do reino e o jugo de Deus. Tomar o jugo de Cristo é submeter-se à Sua vontade.

Qdo o jugo, uma espécie de canga q unia 2 bois pelo pescoço, p trabalharem juntos, unirem-se no serviço e seguirem a orientação de seu dono. O jugo q Cristo oferece é suave, ou seja, bem ajustado.

Na Palestina, os jugos eram feitos de madeira; o boi era trazido, e as medidas eram feitas. Eram exclusivos, sob medida., p ajustar-se aos bois. A canga então era desenhada e experimentada no animal. O jugo entao, era cuidadosamente ajustado, p q se encaixasse bem e não machucasse o pescoço do paciente animal.

De acordo c William Barclay, ele fala de uma lenda de q Jesus fazia as melhores juntas de bois em td a Galileia e q homens de td o país vinham até Ele p comprar as melhores juntas q se podia fazer. (bit.ly/3rlT2RT) Imagine uma placa acima da porta da carpintaria: "Aqui se fabricam os melhores jugos de td Galileia."

Mas o jugo q Jesus coloca em nosso pescoço p nos unir a Ele se encaixa bem, perfeitamente. Ele se torna nosso parceiro no serviço e permanece unido a nós. O q Ele quer dizer: "A vida q lhe dou nâo é um fardo; sua tarefa é feita sob medida p se adequar a vc." Td o q Deus nos envia é feito exatamente às nossas necessidades e habilidades. Cristo nos dá a certeza de q Ele está ao nosso lado p nos capacitar e prosperar em cd desafios da vida. Somos chamados p trabalhar, a seara é grande, e temos q fazer um serviço eficiente. Somos chamados ao serviço enqto a vida durar. Sermos Seus colaboradores.

O jugo de Deus é a Sua lei. Escrita no coração, nos ligando à vontade de Deus. As nossas tendências pecaminosas, se levadas a nossa vontade, caímos nas fileiras de Satanás e nos tornamos possuidores de seus atributos. A vontade de Deus, é enobrecedora, digna, elevada. Por isso devemos ser pacientes e sábios c os deveres do serviço. (parasafreado do DTN,p.329, EGW)

Aceitar o jugo de Cristo, é submeter-se à Sua vontade, onde  encontramos o + elevado senso de liberdade e paz.

3°)"Aprendam de Mim". Jesus estava sempre comprometido totalmente ao Pai. Uma unidade indissolúvel entre Pai e Filho. Ele nunca agia ou pensava contrário à vontade do Pai. Ele rendeu a Sua vida, na hora + difícel, à vontade do Pai. No Getsêmani, qdo o destino do mundo pendia na balança, e Satanás oprimia Seu coraçâo c suas tentações, Jeus orou: "Meu Pai, se é possível, q passe de Mim este cálice! Contudo, não seja como Eu quero, e sim como Tu queres."(Mt.26:39)

A paz perfeita chega qdo nosso coração e mente são um com a mente de Cristo. Qdo chegamos a Ele desejando fazer a Sua vontade, e unidos nEle no serviço, ele promete:" Vcs acharão descanso p a sua alma"(Mt.11:29).

A verdade é q só vamos a Cristo, qdo c tdas as nossas faltas, atormentados pela culpa e pela fraqueza  de carne e espírito; nos achegamos a Ele. E somos aceitos com os braços abertos. Ele nos dá o dom do arrependimento, aceita nossa confissão, recebe-nos como Seus filhos e filhas e capacita-nos a vencer.

Oremos pedindo a Cristo: "Jesus, hj vou à Tua presença e permanecerei Contigo. Eu te reconheço como fonte da minha paz, propósito e alegria de vida. Submeto minha vontade a Ti hj e coloco tds os meus planos aos Teus pés. Revela-me td na minha vida q não esteja de acordo c a Tua vontade. Onde eu tiver dúvidas, atitudes, sentimentos, desejos e hábitos contrários à Tua vontade, por favor, revela-os a mim. Hoje, meu principal desejo e Te agradar. Amém!"

(selecionado e parafraseado da lição Esc.Sab. de Chantal e Gerald  Klingbeil, jul.ago.set.2021, p.58 à 69)

Nenhum comentário:

Postar um comentário